quarta-feira, 30 de março de 2011

Comentário ao estudo "The Best of Eyetrack III: What We Saw When We Looked Through Their Eyes"

Eyetrack III foi um estudo realizado estudo realizado pelo The Poynter Institute em parceria com a Eyetools Inc. e o Estlow Center for Journalism and New Media, baseado na observação dos movimentos oculares de 46 pessoas (homens e mulheres entre 19 e 60 anos) enquanto observavam 10 diferentes publicações online, entre elas o The New York Times, o The Wall Street Journal e o MSNBC.
Este estudo é bastante interessante, principalmente para quem faz edição de páginas web. Nos dias que correm, sem dúvida que a internet tem muito mais leitores do que a imprensa tradicional e é bastante importante começar a investigar o comportamento das pessoas quando acedem a estas páginas.
Chegou-se à conclusão que a maioria das pessoas não presta atenção faz uma rápida leitura da página, tentando encontrar algum elemento que mais lhe interesse. Por incrível que pareça os textos atraem mais o olhar do que gráficos e imagens.
O primeiro ponto que o leitor observa é o canto superior esquerdo da página. Logo realiza uma amostra da página em zigue-zague, na parte central e para baixo. Os textos mais pequenos são mais lidos, do que os textos grandes. Os banners são quase sempre ignorados, assim como as fontes mais sofisticadas.
Devem ser mostrados números escritos como números: “6” em vez de “seis”, os parágrafos curtos têm melhor desempenho que os longos. Relativamente aos textos em duas ou três colunas tendem a ser ignorados pelos leitores.
Quanto à publicidade, deve estar perto do conteúdo editorial mais importante. Os leitores prestam mais atenção aos anúncios de texto que aos que incluem imagens ou multimídia. Regra geral, as publicidades mais lidas são as de cima e as da esquerda. O tamanho também importa, as imagem maiores chamam mais atenção.
O estudo revelou ainda que os títulos de notícias com poucas letras e de tamanho pequeno são os mais lidos. Geralmete, o visitante só lê as duas primeiras palavras dos títulos, o resto passa praticamente desapercebido.
Até agora a grande preocupação, de quem faz edição de páginas web, é criar uma página bonita e que contenham todas as funcionalidades necessárias, mas os estudos Eyetrack mostram que os editores precisamos de ser mais inteligentes e criativos para alcançar melhores resultados.
A nós, alunos universitários, sempre nos foi ensinado que para ter um bom artigo temos de ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, mas a experiência que vamos tendo é que para quando escrevemos conteúdos para publicar online é necessário dar a informação de forma muito mais rápida, simples e de fácil compreensão. Através deste formato a leitura é mais lenta que a leitura impressa, a maior dos leitores lê na diagonal e por isso tona-se bastante importante optimizar a nossa escrita.

Sem comentários:

Enviar um comentário