quarta-feira, 30 de março de 2011

Ponto 6 – Nunca ignorar o lead.
O leitor de notícias online poder ser como uma pessoa que está sempre a fazer zapping na televisão, ou seja, é difícil de agarrar e/ou agradar. O autor alerta que não se pode ignorar o lead, porque é essencial dizer rapidamente ao leitor o que trata o artigo ou a notícia, e porque razão devem continuar a lê-la.
O lead é normalmente o primeiro parágrafo de uma notícia, onde se responde às questões:
O quê? Quando? Onde? Quem? Como? Porquê? – A resposta a estas perguntas mostra ao leitor o teor da notícia.
Segundo o autor, uma solução para agarrar o leitor é o “Modelo T”, na linha horizontal do T faz-se um sumário da notícia, onde é revelado o lead sem que se “entregue” o final, motivando o leitor a continuar a ler; na linha vertical há uma maior liberdade para o jornalista, onde conta a história de uma forma mais narrativa, e onde se destaca o estilo e ângulo de abordagem do jornalista.

Sem comentários:

Enviar um comentário