quarta-feira, 30 de março de 2011

Comentário ao artigo "Writing News Online"

Este artigo, da autoria de Jonathan Dube, visa mostrar como a World Wide Web introduziu novas formas de escrita.
Para melhor entendermos esta variante da escrita jornalística, o autor partilha 12 pontos que considera essenciais para a mensagem chegar nas melhores condições ao público.
No primeiro ponto, o autor refere que a escrita tem de ser direccionada ponderando as necessidades e hábitos dos leitores, sabendo de antemão o seu público. O leitor de notícias online é muito exigente, e não aceita tudo o que lhe dão, é exactamente o oposto, é um “caçador” de informação, é bastante proactivo.  O facto de nos tornarmos visitantes assíduos de uma página de um jornal, demonstra como somos selectivos. Queremos saber as primeiras páginas dos jornais desportivos e as notícias na hora? www.abola.pt , www.record.pt , www.ojogo.pt ; queremos desporto mas numa vertente mais reportagens ou videos? www.maisfutebol.iol.pt ; ainda no desporto, queremos saber todas as classificações dos campeonatos estrangeiros ou camadas jovens? www.zerozero.pt ; quero saber a realidade desportiva espanhola? www.marca.com ou www.as.es – são alguns exemplos.
Quando vamos ao quiosque, normalmente temos já o nosso jornal predilecto, mas o poder da 1ª página pode mudar o rumo da nossa aquisição. Online é também possível decifrarmos o que realmente queremos para aquele dia: http://noticias.sapo.pt/banca/ .

Sem comentários:

Enviar um comentário